Na teoria, uma banda que é indicada a 5 prêmios e fatura tudo, deveria ser aplaudida de pé! Certo? Errado. Não no Brasil.
Desde as vaias (pedradas, latadas, etc) que o LOBÃO recebeu no Rock in Rio II que eu não via algo parecido com o que aconteceu com o RESTART no Vmb. É patético discutir se o ROCK é colorido ou (como pensa o Dinho Ouro Preto), ROCK é preto.
Tudo que é demais sobra. Seja a rebeldia que alguns esperam do ROCK ou o apelo visual e letras sem conteúdo social das novas bandas.
Falta um equilíbrio que LEGIÃO, CAZUZA tinham. Gente como TICO SANTA CRUZ e RESTART não são respeitados pelo público geral, por não terem um equilíbrio no que expressam. É claro que ninguém vai colocar bomba embaixo de carro de político (isso é terrorismo) como também o mundo não é colorido ao ponto de ser "happy rock"(no Brasil existem milícias, violência, pessoas morrem por falta de atendimento médico e nossas escolas estão sucateadas, etc.)
Por mais que os presentes no Vmb discordassem dos prêmios dados ao RESTART, vaiar é falta de educação.
A MTV foi honesta. A prosposta foi: Leva o prêmio quem tiver mais votos. E eles tiveram. O Prêmio Multishow dividiu os prêmios pra evitar polêmicas e enganou quem votou, a MTV não. A MTV respeitou os fãs que votaram, porém erraram na forma da enquete. A melhor forma é que os votos sejam feitos por IP e que não haja forma de invadir as enquetes usando sites PROXY, etc. O fã vota uma vez apenas.
No mais temos que aprender a RESPEITAR as pessoas e as diferenças. Temos queRESPEITAR quem não torce pro mesmo time que torcemos. Temos que RESPEITAR quem não vota no mesmo candidato nosso. Temos que RESPEITAR quem quer usar roupa preta ou colorida. Foda-se...cada um faz o que quer fazer e temos que ter EDUCAÇÃO E RESPEITO. Não temos que nos sentir ofendidos se a camisa de time é diferente, se a opção sexual é diferente ou a cor da roupa é diferente. A vida não é uma competição de matar ou morrer.
A minha sugestão para o público roqueiro é que sejam mais educados e mais tolerantes. O ROCK é um ciclo transgredindo o outro. A hora que esse ciclo encerrar, as mesmas portas que se abriram, irão se fechar. Mas o momento agora é do RESTART.
A minha sugestão para as bandas novas é que parem de imitar bandas americanas ou o que está fazendo sucesso. Procurem um visual e uma sonoridade própria e o principal. LEIAM MAIS...assim, vocês irão fazer letras cada vez melhores e com temas mais diversos e quando for receber prêmios irão ouvir mais aplausos que vaia.
Independente do tipo de som, se divirtam! Essa é a principal regra. Sigam me no TWITTER
Anderson Rock é músico nos Estados Unidos aonde mora desde 2002. Estuda cinema e inglês. BAIXE aqui.