Na teoria, uma banda que é indicada a 5 prêmios e fatura tudo, deveria ser aplaudida de pé! Certo? Errado. Não no Brasil.
Desde as vaias (pedradas, latadas, etc) que o LOBÃO recebeu no Rock in Rio II que eu não via algo parecido com o que aconteceu com o RESTART no Vmb. É patético discutir se o ROCK é colorido ou (como pensa o Dinho Ouro Preto), ROCK é preto.
ROCK não é cor de roupa. ROCK é atitude. É saber a hora de falar de amor e a hora de protestar. (Baixe grátis ANDERSON ROCK)
Tudo que é demais sobra. Seja a rebeldia que alguns esperam do ROCK ou o apelo visual e letras sem conteúdo social das novas bandas.
Falta um equilíbrio que LEGIÃO, CAZUZA tinham. Gente como TICO SANTA CRUZ e RESTART não são respeitados pelo público geral, por não terem um equilíbrio no que expressam. É claro que ninguém vai colocar bomba embaixo de carro de político (isso é terrorismo) como também o mundo não é colorido ao ponto de ser "happy rock"(no Brasil existem milícias, violência, pessoas morrem por falta de atendimento médico e nossas escolas estão sucateadas, etc.)
Por mais que os presentes no Vmb discordassem dos prêmios dados ao RESTART, vaiar é falta de educação.
A MTV foi honesta. A prosposta foi: Leva o prêmio quem tiver mais votos. E eles tiveram. O Prêmio Multishow dividiu os prêmios pra evitar polêmicas e enganou quem votou, a MTV não. A MTV respeitou os fãs que votaram, porém erraram na forma da enquete. A melhor forma é que os votos sejam feitos por IP e que não haja forma de invadir as enquetes usando sites PROXY, etc. O fã vota uma vez apenas.
No mais temos que aprender a RESPEITAR as pessoas e as diferenças. Temos queRESPEITAR quem não torce pro mesmo time que torcemos. Temos que RESPEITAR quem não vota no mesmo candidato nosso. Temos que RESPEITAR quem quer usar roupa preta ou colorida. Foda-se...cada um faz o que quer fazer e temos que ter EDUCAÇÃO E RESPEITO. Não temos que nos sentir ofendidos se a camisa de time é diferente, se a opção sexual é diferente ou a cor da roupa é diferente. A vida não é uma competição de matar ou morrer.
A minha sugestão para o público roqueiro é que sejam mais educados e mais tolerantes. O ROCK é um ciclo transgredindo o outro. A hora que esse ciclo encerrar, as mesmas portas que se abriram, irão se fechar. Mas o momento agora é do RESTART.
A minha sugestão para as bandas novas é que parem de imitar bandas americanas ou o que está fazendo sucesso. Procurem um visual e uma sonoridade própria e o principal. LEIAM MAIS...assim, vocês irão fazer letras cada vez melhores e com temas mais diversos e quando for receber prêmios irão ouvir mais aplausos que vaia.
Independente do tipo de som, se divirtam! Essa é a principal regra. Sigam me no TWITTER
Anderson Rock é músico nos Estados Unidos aonde mora desde 2002. Estuda cinema e inglês. BAIXE aqui.
mas esses coloridos não falam absolutamente NADA! se juntar todas as músicas dele, vai ver que é tudo a mesma coisa. Muito diferente de bandas de ROCK vide: CBJr, Capital Legiao, Pitty... E nem é nada pessoal, até pq conheço algumas pessoas que curtem esse estilo. Os "fãs" da banda gostam deles mais pela questão visual que musical, e tbm pela estética.
ResponderExcluirProblema desses caras ai , que eles falam muita merda e acabam influenciando as pessoas mais novas , tem mta menina e menino ai , de 13 , 14 anos que ficam pagando de bisexual pq esses caras falam que isso é normal. tem que tomar vaia mesmo.
ResponderExcluirOs premios com votação popular pela internet é bem duvidoso. UMA mesma pessoa pode votar MIL VEZES, e isso não quer dizer que os ganhadores têm mais fãs ou são melhores, mostra apenas que os 'fãs' tem mais tempo vago para votar.
ResponderExcluirAs vaias mostram que quem gosta dessa banda têm tempo para ficar na internet e votar, mas têm idade para sair de casa à noite [tá isso foi só uma brindeira ^^]
Mto bom seu post!
ResponderExcluirEu não acho q foi uma falta de respeito a vaia... Isso é pra mtv parar e rever conceitos, se a vaia ocorreu a culpa é apenas da própria emissora.Pois acho uma falta de respeito "mulequinhos, sem ideologia, sem personalidade e sem visão do q realmente ocorre no pais ", competir com ícones do rock nacional, q entra ano passa ano sempre estão ai na luta. E esse muleques? É pura midia, quando ficarem ultrapassados demais ja era.. o Favoritismo acaba. A Mtv um dia foi mto boa, mais infelizmente não foi fiel ao publico q tinha, pq é mto mais fácil seguir tendências, ganhar audiência... Foi o mesmo fato q ocorreu 89 radio rock! E de certa forma traiu quem realmente gosta de rock... Pq rock não é isso q esse meninos tocam... É outra coisa q me deixa revoltada como pode ser titulado rock? Eu tenho 17 anos, sou dessa geração decadente... Mais não sei se felizmente ou infelizmente tenho o espírito ultrapassado, e não consigo seguir essas modinhas... Eu não consigo ouvir essas bandas. Eu cresci ouvindo bandas influentes de rock ( led Zeppelin, Black Black sabbath, dire strais, queen entre mtos outros ), e não consigo assimilar isso q essas bandinhas coloridas tocam, com o verdadeiro rock n' roll... Sim eu sei o tempo passa, as coisas mudam. Mais nesse quesito acho q deve seguir uma tendência clássica. Isso não rock! Mais q se foda mesmo, ta tudo perdido , vamo pega um violão e falar o quanto eu amo meu namoradinho ou minha namoradinha q eu amo tanto... É mais facil do q ser critico, do q ver ocorre dentro do seu pais ( a desigualdade, o preconceito e o descaso). É mais facil ignorar tudo q esta acontecendo.
Esse é meu ponto de vista, diante dessa situação
Beijoss
Thaís Almeida
Comentei sobre restart em em outro blog, a algum tempo entaocopiei alguns trechos porque a opniao é a mesma.
ResponderExcluirPrimeiramente queria parabenizar pois independente da sua posição,vc argumentou...o que ja é um grande passo pois em relação a essas bandas normalmente só se ouve "restart é lixo" ou entao "eu amo restart" .
Pra mim com certeza essa modinha emo liderada por essas banda sao pura alienação,afinal pra que falar de fome,corrupção e violencia quando se pode falar de amor,e da garota radical.
Mais mesmo assim esses caras tao tacando o fodase mesmo,tao ganhando mor grana comendo mulher por bosta,e agente aqui falando sobre eles.Aos que criticam aos montes,eu pergunto se alguem lhes dessem a grana que esses garotos tao ganhando se essa pessoa nao se vestiria/cantaria como eles....e quem falar que nao ta mentindo .
E é isso e enquanto nao acontecer algo muito foda pra acordar a cabeça dessa mulecada como foi a ditadura que despertou cazuza,caetano,e muitos outros..só teremos um cenario musical cada vez pior,pois é isso que da dinheiro hoje em dia..fazer com que as adolecentezinhas ouçam amor amor,e nao musicas politizadas.
Em relação as vaias,nao me espanto nao,é a voz do publico,artistas sao diferentes,e quando sao de qualidade sao aplaudidos e ovassionados de pe ! e quando sao ruins merecem ser vaiados sim !
Nao,nao merecem apanhar nem levar ofensas pessoais,pois é por esse tipo de atitude que existe tanta violencia em estadio.Mais é como vc pedir para A torcida do flamengo nao vaiar o vasco quando entra no maraca .
Bom é isso que eu penso .
Aderson,Parabéns,
ResponderExcluirVocê acaba de ganhar mais um fã....
E essas pessoas tém que ter respeito mesmo
com os outros,o Que RestarT tém de maL?
É uma ótima banda..Eu gosto de Som Pesado também como LINKIN PARK,por exemplo é a banda que eu
mais gosto e me inspiro..
Mais também curto o som do Restart...
Eu acho que as pessoas que pregam a boca neles
Tém muito é invéja deles..
Pois estão ricos e famósos podém pegar
qualquér gatinha...Enquando quém fala mal
que é o invejoso fica Rodado e na mão...
Acabei de postar um texto que fala sobre diferenças. Se quiser dar uma olhada: http://ensaistaavulso.blogspot.com/2010/11/o-que-se-perde-e-o-que-se-ganha.html
ResponderExcluirAcredito que algumas ideias batem, outras nem tanto, mas essa é a graça.
É isso aí.
Concordo com o que vc disse. Eu não gosto do Restart, todos os argumentos que as pessoas que gostam de música com conteúdo se utilizam para criticá-los eu aprovo, porém, infelizmente não é a maioria que pensa assim,e se a votação é decidida pela maioria dos votos, por quê quem vaiou, prestigiou o evento, se a conclusão era previsível?
ResponderExcluirAbrç.
Cara esse negocio de onda colorida e ridiculo, odeio essa babaquice. Sou do tempo que rock era rock, estilo de vida, música boa, pensamento profundo....Agora com esse bando de babaca adolescente se achando musico a coisa ta feia...Q coisa comercial fantoche meu!! A baixo a idiotice...Viva Renato Russo, Cazuza, Nirvana e The Doors...Viva os imortais...
ResponderExcluirCara, achei perfeito seu texto, concordo plenamente. Só acho que, realmente,essas bandas atuais como restart, cine etc, não estão oferecendo conteúdo nenhum, porém, ao mesmo tempo, para o público alvo (maioria crianças e jovens, pré adolescentes), não é mesmo necessário algo tão pesado. Acho sim que deve haver uma conscientização, mostrar e tentar fazer esses jovens valorizarem os grandes mestres do rock, mas se gostam de Restart e co. deixa curtirem. E tem mais, os imortais do rock, são IMORTAIS do rock, já sobreviveram a muuita coisa, podem muito bem sobreviverem a essa onda. Respeito. Falou tudo, respeito é o que importa, afinal, gosto é gosto e não muda caráter! Parabéns pelo post, fantástico! Ps.: Eu não gosto de Restart!
ResponderExcluir... O problema do Restart não é ser colorido, ser diferente, não ter profundidade textual, não ter relação alguma com as atitudes dos considerados (Por mim também) bons rocks, nacionais ou não.
ResponderExcluirO problema REAL do Restart é que esta sendo promovida uma coisa diferente de musica com conteúdo, um som bom, uma coisa que te faz pensar. O que o Restart tá promovendo, ou melhor, o combustível desse sucesso todo é baseado no produto visual que é a banda! Aquele ditado de 'não julgue um livro pela capa' tá mais pra 'leio o livro pela capa' hoje em dia. Tão trocando valores muito importantes pra mim e pra muitos outros que vão pelo conteúdo e não por achar legal e atrativo a aparência da banda.
Respeitar as diferenças? Claro, sem problemas, mas da mesma forma que a midia influencia as pessoas sujeitas a ela, essas bandas de marketing influenciam pessoas TAMBÉM.
Eu não gosto da ideia de ver o meu pensamento de 'questionar o porquê' virar 'o que importa é ser feliz' pras gerações futuras, sério.